sábado, 31 de maio de 2014

Análise do Episódio 1x06 - The Red Rose And The Briar


Como vimos no episódio passado "Lies", a bruxa Rose foi capturada e nesta sequência a mesma continua prisioneira (e viva) do Reverendo Mather e do Capitão Alden em sua armadilha. 

As primeiras cenas mostram o Reverendo criando uma mistura composta por urina de lobo, entre outros ingredientes, com o objetivo de colocarem Rose para dormir. Para um homem religioso,não poderia ser vista essa ação como um ato de bruxaria? Sendo ou não, a poderosa poção funciona e os dois conseguem assim, retirá-la da casa do Capitão Alden em segurança.
 

Enquanto isso, Mary e Tituba estão observando sua nova hóspede, Mercy, que devora (sem educação alguma) sua refeição.Pergunto-me até agora como ela foi parar na casa de Mary. Tituba diz a Mary sobre o seu desejo de matá-la, e enquanto Mary está cuidando de seu marido doente George, ela diz a Tituba para levá-lo embora e deixá-la a sós com Mercy. Estariam contados os dias de  Tituba como a criada preferida da bruxa má ?

Mary decide contar para Mercy a história de como ela se tornou uma rainha bruxa. Flashbacks são usados e nos levam de volta ao passado, explicando o exato momento em que o Magistrado Hale, que ela chama de "príncipe negro", envenena a esposa de seu atual marido George, usando um anel em seu dedo mindinho cheio do pó fatal, colocando na taça de vinho da vítima. A a partir disso, Maria possui o caminho livre para entrar na vida de George, como nova esposa do rei do mal. Isso tudo exigiu  um preço muito alto, já que Mary teve que deitar por um longo período com seu novo marido e asqueroso, George Sibley .

Mary e Tituba planejam algo de ruim para  George, como podemos ver as duas enfiando um sapo em sua garganta, a fim de enfeitiça-lo , deixando o todo poderoso de Salem á mercê de Mary. Seria este o início do reinado da bruxa má, juntamente com sua cúmplice Tituba.


Ludibriada pelas palavras de Rose,que na época tinha como função ser empregada da família Sibley, Mary foi convencida teve de que este era o único caminho a seguir, podendo assim, obter grande poder que e Salem seria o lugar mais poderoso do mundo.

Mercy desperta descobrindo que elas estão na floresta e Mary tem em suas mãos a lâmina de uma navalha, assustada Mercy tenta fugir da vilã. O vidente Petrus, que está comendo insetos na floresta vê a perseguição acontecer.

Reverendo Mather e o Capitão  Alden carregam o corpo de Rose pela floresta, medida esta tomada pelo Revendo-sabe-tudo, que precisa por a bruxa velha em uma posição estratégica  sob o céu de Saturno durante a noite. Eles ouvem Mercy gritar, mas o Reverendo Mather, acredita se tratar de algum sinal vindo de uma coruja.


Mary está prestes a matar Mercy, porém ela se vê nos olhos da pobre moça e decide fazer dela uma bruxa, como fizeram consigo em tempos passados.

A poderosa poção sonífera e paralisante criada pelo Reverendo Mather, começa a perder o efeito sobre Rose , que além de ser sequestrada, foi arramada pelos dois eles em uma árvore. A sequência óbvia desta cena,não poderia ser diferente, Rose consegue escapar e como um animal selvagem, a bruxa megera aparece em cima da árvore, entre gargalhadas estridentes e muito sangue vindos de seus pulsos, ela lança um feitiço evocando os mortos de volta à terra dos vivos como zumbis, que tentam devorar a dupla dinâmica de caçadores. Enquanto os dois lutam contra os mortos-vivos, Rose consegue escapar para fora da floresta sem ser morta, porém foi encontrada por ninguém menos que Mary, essa que já havia descoberto as intenções da bruxa velha e decide tirar satisfações.Nesta cena,notam-se diálogos interessantes, deixando o telespectador ciente, de que Rose agia como mentora pelas costas de Mary o tempo todo. 


Mary fica horrorizada ao saber da traição de Rose e pergunta se ela já havia conhecido a sua mais nova irmã, Mercy, que vem correndo por trás e arranca sem dó a cabeça de Rose. 



Isto é Salem, lugar onde as mulheres estão e têm poder de transformar e matar uns aos outros.  

Após os acontecimentos na floresta, Capitão Alden e Mary se encontra na cidade, os dois conversam rapidamente como se fossem grandes amigos, ele a acompanha até em casa e a cena é cortada novamente para a casa dos Sibley, em que Mercy é apresentada como a nova "irmã" de Tituba e recebe um dedal de ouro como presente de Mary.

Ao final deste episódio, Anne Hale ouve os passos de alguém, em meio aos corredores escuros de sua casa alta noite, julgando ser seu pai, decide segui-lo e ao chegar num dos cômodos, se depara com uma silhueta obscura, porém ao tocá-la, esta se desfaz, caindo no chão o manto negro e uma máscara .






The Red Rose And The Briar é um episódio mais forte do que os anteriores e com melhor senso de direção . A maneira como as peças do quebra-cabeças estão se encaixando, funciona como um maravilhoso atrativo ao telespectador, quem poderia imaginar que Rose, seria a base e a grande pivô, arquitetando todos os acontecimentos em torno da série desde o início.

E você que têm acompanhado o nosso blog semanalmente, teria algo a acrescentar? Deixe seus comentários abaixo.

Episódio da Semana 1x06 - The Red Rose And The Briar


Sinopse: Alden e Cotton se deparam com uma verdadeira bruxa. Enquanto isso, Mary arquiteta uma solução para o conflito dentro do grupo.

Inglês | Legendado | Download

Episódio da Semana 1x05 - Lies


 Sinopse: A verdade sobre quem realmente são as bruxas em Salem está prestes a vir a tona. Neste episódio, Mary se desentende com o conselho de bruxas. Enquanto isso, Capitão Alden e o Reverendo Cotton encontram uma    relíquia perigosa.

Inglês | Legendado | Download

sábado, 24 de maio de 2014

Análise do Episódio 1×05 - Lies




Com o título bastante sugestivo 'Lies' (mentiras) Salem iniciou uma importante reviravolta neste episódio,para a maioria dos principais personagens,alianças sendo feitas, traições , novos desafios e algumas revelações .


Desta vez , começamos com uma cena de sexo no prostíbulo da cidade, onde um homem mantém relações sexuais com duas prostitutas ao mesmo tempo, em sua sala principal .Sem dar grandes desculpas a anfitriã e dona do bordel, sai a noite em direção á floresta para se encontrar com os membros mais velhos do Conselho de bruxas, incluindo Rose ( Diane Salinger) e o Magistrado Hale.
O assunto é o Capitão Alden e os sentimentos que Mary possui por ele,que podem ser,um grande risco para conclusão do Grande Ritual. O plano é descobrir com a ajuda de Tituba, serva de maior confiança de Mary,quais seriam intenções do Capitão em Salem.


Após Mercy Lewis ser liberta dos feitiços de Mary,a bruxa precisa saber se ainda possui algum controle sobre a pobre moça,por conta disso ,ela vai até a casa de Mercy. As duas conversam e Mercy demonstra-se não ser mais frágil como antes,acusa Mary de torturá-la e ameaça contar para todos o seu segredo. Mary não recua e diz para Mercy que ela só está viva, por que ela permite, tentando faze-la ficar calada.


Na semana passada , Willian Hooke ( Matthew Holmes), um velho conhecido do Capitão Alden, fez a sua primeira e última aparição em Salem, ou assim parecia. Desde que o Capitão frustrou o plano das bruxas, roubando a caixa de madeira, que estava destinada ser entregue por Hooke á Rose, todos os planos de Mary vieram de mal a pior . Quanto mais o Capitão participa da caça ás bruxas, mais próxima se torna a ruína de Mary; isto é o suficiente para nos perguntarmos se a sua chegada de volta para Salem, seria apenas uma ironia do destino ou se existem forças malignas que trabalham contra Mary ? Ainda não sabemos.


Enquanto isso, o Capitão Alden tenta abrir á força, a caixa roubada de Hooke . Porém a caixa abre-se sozinha. Dentro dela ,encontra-se uma maçã de madeira,com uma cobra gravada nela . Ao segurá-la , o Capitão tem visões de uma cidade cheia de pessoas mortas e putrefatas. Chocado com o que vê , ele solta a maçã repentinamente. Sua mão aparece ferida e com sangue.


Reverendo Mather e sua prostituta favorita, Gloriana (Azure Parsons) parecem ter feito as pazes depois da cena  sexo-estupro da semana passada . Ele propõe exclusividade aos seus serviços. Capitão Alden entra e acaba surpreendendo os dois juntos na cama. Confesso que chega a ser engraçada esta cena.


Mercy recebe a visita de três meninas. Eles estão curiosas sobre as bruxas e usam  Mercy para lhes dizer tudo sobre elas. Mercy tenta  fugir do assunto, mas quando uma das meninas diz que Mercy tem mais poder,do que até mesmo Mary Sibley, ela muda de idéia.
 

Mary e Tituba são abordadas pelo Magistrado Hale no porto. Este, inventa uma história sobre sua esposa estar doente e pede a ajuda de Tituba. Nenhuma das duas acredita nele, mas Tituba acaba atendendo ao pedido do Magistrado. Mais tarde, ele revela que, precisa de Tituba para conseguir livrar a cidade do Capitão Alden, enfatizando que ela é a única pessoa apta para isso.


Capitão Alden e o Reverendo Mather , pesquisam algo sobre a caixa misteriosa, e descobrem que o objeto é usado no Grande Ritual para trazer devolta a Terra, o Diabo propriamente dito. Surge assim a idéia de usarem a caixa como isca para encontrarem as bruxas . O Reverendo tem medo, mas o Capitão diz que prefere morrer a deixá-las governar Salem.
 

O Magistrado Hale e seu auxiliar macabro procuram no poço de cadáveres pelo corpo de  Hooke. Eles o encontram  e cortam-lhe a face.
 

Mary confronta Tituba sobre o que o Magistrado Hale realmente queria, mas Tituba não diz a verdade e  vai para a floresta,onde o Magistrado Hale lhe dá o rosto de Hooke.
 

Enquanto isso, as amigas de Mercy querem que ela acuse um de seus pais de bruxaria.


Na cidade, Capitão Alden encontra Anne Hale, que parece estar chateada. Ela diz ao Capitão que se sente ofendida por ter confiado em um homem que não corresponde aos seus sentimentos. Achei esta cena típica de alguém apaixonado ou algo do tipo.
 

Capitão Alden  se encontra com o Reverendo Mather na cidade e diz que seu plano deve ser posto em prática naquela noite.


Ainda na cidade , Rose aparece dando sermões á Mary, que não se importa. Neste momento, Mercy, presa á correntes e uma focinheira , corre enlouquecidamente pelas ruas como um animal, sendo guiada por suas três amigas.  Os olhares temerosos de Rose, Mary e o Magistrado Hale são o melhor da cena. Mary exige que o Reverendo  Mather  a detenha. Mercy caminha até a Mary e a encara , talvez no intuito de intimidá-la,mas o que parecia ser o fim da bruxa má,não passa apenas de um susto. Mercy corre em direção ao pai de Emily(Mary Katherine O'Donnell)e o condena  de ser um bruxo ao invés de Mary.


Na floresta, Tituba executa um ritual estranho sobre o rosto de Hooke e descobre o segredo do Capitão Alden.
 

Mary começa a manipular o Reverendo , o choro e as lágrimas falsas caem pelo seu rosto, usa o argumento de que a Mercy não é mais confiável . O Reverendo Mather diz que vai investigar a suspeita de Mary. Ao sair do seus aposentos, ela observa um livro que está  aberto na mesa do Reverendo.
 

Rose e o Magistrado Hale se encontram na igreja. Ela conta que  Tituba mentiu para eles sobre o segredo do Capitão para beneficio próprio.Eles também discutem sobre como o Capitaõ Alden conseguiu o Malum (a caixa de madeira).
 

Mary confronta Tituba sobre suas mentiras. Tituba diz a Mary que  todos os membros do Conselho se voltaram contra ela e que planejam se livrar do Capitão Alden . Ela revela o segredo de Alden: ele é um assassino. Mary não acredita.
 

Ao chegar em casa,o Capitão Alden , encontra Mary, que deseja respostas sobre seu segredo. Ela chora (sim ela tem sentimentos!) esperando que toda a história que acabou de saber sobre ele, tenha sido feita pela falta de escolha, talvez num momento de desespero, mas ele nega. Ele confessa que matou vinte homens. Ela o beija e sai.


Mercy e suas amigas dançam na floresta em torno do fogo, chamando pelo diabo. Eis que um vulto surge em meio á escuridão, é Mary. Mercy diz que deseja um novo acordo. Ela quer ser como Mary.


Capitão Alden dorme ,e ao lado ,na cabeceira de sua cama está o Malum, objeto este tão precioso, teria sido deixado ali, sem nenhum tipo de cuidado ou talvez seja esta,uma armadilha?...Alguém invade sua casa e tenta apanhar a caixa, porém ,antes mesmo que consiga, cai através do assoalho sobre estacas de madeira. O Reverendo surge de seu esconderijo e o invasor é revelado: Rose! Uma verdadeira bruxa finalmente foi pega! 

Ao final deste episódio ,pude concluir uma melhora satisfatória, tanto no roteiro, como no enredo da série . Os personagens Mercy, Tituba e Jonhn Alden estão ganhando mais destaque e poder na trama. 
Será que a maldosa Mary Sibley, está perdendo o foco e se deixando levar pelo lado emocional a ponto de defender seu amado Capitão? Eu sinceramente tenho minhas desconfianças sobre a relação desses dois, inclusive até onde ele sabe sobre Mary, existem muitas coisas que ainda permanecem sem nexo, tal como o  bebê que ele nem se quer soube da existência,ou será que sim ?

E você, acha que houve algum avanço ? Conte-nos sobre o que achou do desfecho deste episódio, deixando seus comentários abaixo.



P.S.: Um dos pontos altos deste episódio, girou também em torno deste artefato, que descobrimos ser o MALUM , objeto este de suma importância , na realização de todos os grandes rituais da história. Porém não se engane com a sua boa aparência. Denominado como demoníaco, ele consagra a Terra, para o retorno do diabo.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Análise do Episódio 1×04 – Suvivors




Um navio em quarentena atracado no porto de Salem possui um segredo e um mistério nos faz encontrar um pouco mais de interesse por esta série.
 

O surgimento de um homem que fez parte do passado do Capitão Alden, traz uma revelação: foi responsável por assassinatos, no período em que ele serviu as forças armadas  de Salem.  


Esta semana começamos com o pai de Mercy Lewis praticando um exorcismo católico sobre sua filha, onde ele literalmente corta sua barriga e de dentro dela sai uma cobra por seu umbigo. Considerando-se que os animais têm sido vitais nesta série, podemos dizer que ,com isso, os poderes de Mary sobre a pobre Mercy serão diminuídos.


Ancorado no porto de Salem,está um navio que carrega uma doença mortal entre seus tripulantes e em direção a ele caminha o misterioso William Hooke. E tudo indica que ele, não estava casualmente de passagem pela cidade,o desespero do mesmo em recuperar uma carga muito valiosa dentro do navio é a prova disso. Tanto é que ele se põe disposto a passar por cima das ordens de Mary, que o proibiu de entrar a bordo no mesmo. Para piorar as coisas, Hooke é um velho conhecido do nobre passado de Capitão Alden , que até então,é tido  como um grande  herói de guerra pela comunidade.


Anne Hale e o Capitão Alden conversam no cemitério, ela lhe conta detalhes sobre o incidente ocorrido dias passados,o que levanta algumas suspeitas, inclusive sobre as  intenções e atitudes do Magistrado Hale.


Reverendo Mather protagoniza um confronto verbal com Hooke no bar, quando Hooke se aproxima de Gloriana (sua prostituta favorita).Capitão Alden o reconhece, porém nega ao Reverendo Cotton,que percebe a troca de olhares entre ambos.


Mary tenta , sem sucesso algum,usar Mercy Lewis para acusar o  ferreiro de ser um bruxo, afim de conseguir assim,derramar o sangue de mais uma vítima inocente para o próximo Sabbath, ques se aproxima . O que ela não imaginava, era que ,o corpo de Mercy,estava liberto do mal que ali habitava,como revelou-se,no início deste episódio. 


Após isso, Mary,o Magistrado Hale, Tituba e a mais recente bruxa trazida á série, Rose (prestem atenção nesta personagem) encontram-se na floresta. Há um longo diágo entre eles sobre, a Lua do Caçador e o Grande Ritual. Esses são alguns dos assuntos, que nos dão uma nova visão sobre os personagens principais da trama,sem focar tanto no jogo de poder entre Mary e o Magistrado Hale. 
 

O Magistrado Hale, permanece duvidoso em relação ao passado de Mary com o Capitão Alden, sendo assim ,não somente por vingança, ele planeja manipular o Capitão, promovendo-o a uma posição de mais prestígio na cidade como Conselheiro.


Capitão Alden e Hooke, confrontam-se na rua, onde Hooke,chantageia o Capitão Alden , ameaçando contar aos moradores de Salém, sobre seus segredos no período em que serviram juntos ás forças armadas. O Capitão Alden diz para Hooke deixe Salem ou ele irá matá-lo. Toda essa confusão, trocas de farpas, acusações e chantagens, foram acompanhadas, pelos olhos de Tituba,esta que por sinal,ainda não teve seu merecido destaque na série.
 

Reverendo Mather vai para igreja ,procurar em Deus, consolo á sua alma,após ter sido menosprezado por Mary, que o acusa de negligente,em permitir que um exorcismo católico tenha ocorrido na aldeia. Gloriana surge na igreja e tenta seduzir o Reverendo. Ele é tomado pela raiva, rasga as roupas da prostituta e os dois fazem sexo nas escadarias (a cena é simplesmente absurda).


Hooke invade a casa dos Sibley e encontra George prostrado em sua cadeira de rodas, ele tenta um diálogo com George, que não consegue responder por conta do sapo, ainda alojado em suas entranhas. George lhe entrega um papel escrito em letras de sangue, escritas a próprio punho:BRUXA. Ainda dentro da casa,Hooke tenta chantagear Mary com este papel, para ter acesso ao barco em quarentena. Ela acaba permitindo que ele vá até o navio, para buscar aquilo que pretendia,desde o começo quando chegou em Salem.O que Hooke não imaginava, era que Mary, estaria lhe dando sua própria sentença de morte. 

Mary usa Tituba para avisar ao Capitão Alden , sobre a invasão de  Hooke á sua casa, e lhe conta sobre a ameaça feita por ele, em espalhar boatos pela cidade, sobre o Capitão Alden e Mary.

Mary não desiste e se mantém firme aos seus interesses frente ao Conselho,assim como,também não está disposta a perder de maneira alguma, sua aliança com Mercy.A bruxa impiedosamente, consegue, enfiar a bendita cobra, garganta abaixo de Mercy, que implora por misericóridia,mas que não teve suas súplicas atendidas.



Capitão Alden parece mesmo ter guardado algum tipo de sentimento em relação á Mary, ainda não consigo definí-lo como algo bom ou ruim,apenas afirmo que ele atende rapidamente ao apelo da bruxa e vai atrás de Hooke , na intenção de protege-la . As máscaras começam a cair. O Capitão Alden que até então, parecia ser o mocinho da história, se revela agressivo,brutal e acaba matando Hooke, este que, antes de ser assassinado, carregava um baú, contendo um pequeno cubo de madeira,tipo um quebra-cabeças. Nenhuma informação é dada sobre, ou para que serve este objetivo, porém o Capitão se mostra inteligente o suficiente, para manter em segredo para si mesmo o achado, por enquanto.


O episódio termina com Mary tendo uma visão de Mercy em seu quarto, que se declara imune aos seus ataques.


P.S:  No geral ,  Suvivors é um episódio forte e não decepciona , deixou um pouco de lado , o cansativo enredo, sobre quem possui mais poder sobre Salem e o Conselho da cidade . Tivemos bons diálogos entre os personagens, algumas incógnitas, que farão prender a atenção do telespectador nos próximos episódios. Algumas questões levantadas sobre, Mary, Capitão Alden e a bruxa Rose , que aos poucos está tomando ligeiramente seu espaço na trama.


Conte-nos sobre o que vocês acharam deste episódio, deixando seus comentários abaixo!