sábado, 24 de maio de 2014

Análise do Episódio 1×05 - Lies




Com o título bastante sugestivo 'Lies' (mentiras) Salem iniciou uma importante reviravolta neste episódio,para a maioria dos principais personagens,alianças sendo feitas, traições , novos desafios e algumas revelações .


Desta vez , começamos com uma cena de sexo no prostíbulo da cidade, onde um homem mantém relações sexuais com duas prostitutas ao mesmo tempo, em sua sala principal .Sem dar grandes desculpas a anfitriã e dona do bordel, sai a noite em direção á floresta para se encontrar com os membros mais velhos do Conselho de bruxas, incluindo Rose ( Diane Salinger) e o Magistrado Hale.
O assunto é o Capitão Alden e os sentimentos que Mary possui por ele,que podem ser,um grande risco para conclusão do Grande Ritual. O plano é descobrir com a ajuda de Tituba, serva de maior confiança de Mary,quais seriam intenções do Capitão em Salem.


Após Mercy Lewis ser liberta dos feitiços de Mary,a bruxa precisa saber se ainda possui algum controle sobre a pobre moça,por conta disso ,ela vai até a casa de Mercy. As duas conversam e Mercy demonstra-se não ser mais frágil como antes,acusa Mary de torturá-la e ameaça contar para todos o seu segredo. Mary não recua e diz para Mercy que ela só está viva, por que ela permite, tentando faze-la ficar calada.


Na semana passada , Willian Hooke ( Matthew Holmes), um velho conhecido do Capitão Alden, fez a sua primeira e última aparição em Salem, ou assim parecia. Desde que o Capitão frustrou o plano das bruxas, roubando a caixa de madeira, que estava destinada ser entregue por Hooke á Rose, todos os planos de Mary vieram de mal a pior . Quanto mais o Capitão participa da caça ás bruxas, mais próxima se torna a ruína de Mary; isto é o suficiente para nos perguntarmos se a sua chegada de volta para Salem, seria apenas uma ironia do destino ou se existem forças malignas que trabalham contra Mary ? Ainda não sabemos.


Enquanto isso, o Capitão Alden tenta abrir á força, a caixa roubada de Hooke . Porém a caixa abre-se sozinha. Dentro dela ,encontra-se uma maçã de madeira,com uma cobra gravada nela . Ao segurá-la , o Capitão tem visões de uma cidade cheia de pessoas mortas e putrefatas. Chocado com o que vê , ele solta a maçã repentinamente. Sua mão aparece ferida e com sangue.


Reverendo Mather e sua prostituta favorita, Gloriana (Azure Parsons) parecem ter feito as pazes depois da cena  sexo-estupro da semana passada . Ele propõe exclusividade aos seus serviços. Capitão Alden entra e acaba surpreendendo os dois juntos na cama. Confesso que chega a ser engraçada esta cena.


Mercy recebe a visita de três meninas. Eles estão curiosas sobre as bruxas e usam  Mercy para lhes dizer tudo sobre elas. Mercy tenta  fugir do assunto, mas quando uma das meninas diz que Mercy tem mais poder,do que até mesmo Mary Sibley, ela muda de idéia.
 

Mary e Tituba são abordadas pelo Magistrado Hale no porto. Este, inventa uma história sobre sua esposa estar doente e pede a ajuda de Tituba. Nenhuma das duas acredita nele, mas Tituba acaba atendendo ao pedido do Magistrado. Mais tarde, ele revela que, precisa de Tituba para conseguir livrar a cidade do Capitão Alden, enfatizando que ela é a única pessoa apta para isso.


Capitão Alden e o Reverendo Mather , pesquisam algo sobre a caixa misteriosa, e descobrem que o objeto é usado no Grande Ritual para trazer devolta a Terra, o Diabo propriamente dito. Surge assim a idéia de usarem a caixa como isca para encontrarem as bruxas . O Reverendo tem medo, mas o Capitão diz que prefere morrer a deixá-las governar Salem.
 

O Magistrado Hale e seu auxiliar macabro procuram no poço de cadáveres pelo corpo de  Hooke. Eles o encontram  e cortam-lhe a face.
 

Mary confronta Tituba sobre o que o Magistrado Hale realmente queria, mas Tituba não diz a verdade e  vai para a floresta,onde o Magistrado Hale lhe dá o rosto de Hooke.
 

Enquanto isso, as amigas de Mercy querem que ela acuse um de seus pais de bruxaria.


Na cidade, Capitão Alden encontra Anne Hale, que parece estar chateada. Ela diz ao Capitão que se sente ofendida por ter confiado em um homem que não corresponde aos seus sentimentos. Achei esta cena típica de alguém apaixonado ou algo do tipo.
 

Capitão Alden  se encontra com o Reverendo Mather na cidade e diz que seu plano deve ser posto em prática naquela noite.


Ainda na cidade , Rose aparece dando sermões á Mary, que não se importa. Neste momento, Mercy, presa á correntes e uma focinheira , corre enlouquecidamente pelas ruas como um animal, sendo guiada por suas três amigas.  Os olhares temerosos de Rose, Mary e o Magistrado Hale são o melhor da cena. Mary exige que o Reverendo  Mather  a detenha. Mercy caminha até a Mary e a encara , talvez no intuito de intimidá-la,mas o que parecia ser o fim da bruxa má,não passa apenas de um susto. Mercy corre em direção ao pai de Emily(Mary Katherine O'Donnell)e o condena  de ser um bruxo ao invés de Mary.


Na floresta, Tituba executa um ritual estranho sobre o rosto de Hooke e descobre o segredo do Capitão Alden.
 

Mary começa a manipular o Reverendo , o choro e as lágrimas falsas caem pelo seu rosto, usa o argumento de que a Mercy não é mais confiável . O Reverendo Mather diz que vai investigar a suspeita de Mary. Ao sair do seus aposentos, ela observa um livro que está  aberto na mesa do Reverendo.
 

Rose e o Magistrado Hale se encontram na igreja. Ela conta que  Tituba mentiu para eles sobre o segredo do Capitão para beneficio próprio.Eles também discutem sobre como o Capitaõ Alden conseguiu o Malum (a caixa de madeira).
 

Mary confronta Tituba sobre suas mentiras. Tituba diz a Mary que  todos os membros do Conselho se voltaram contra ela e que planejam se livrar do Capitão Alden . Ela revela o segredo de Alden: ele é um assassino. Mary não acredita.
 

Ao chegar em casa,o Capitão Alden , encontra Mary, que deseja respostas sobre seu segredo. Ela chora (sim ela tem sentimentos!) esperando que toda a história que acabou de saber sobre ele, tenha sido feita pela falta de escolha, talvez num momento de desespero, mas ele nega. Ele confessa que matou vinte homens. Ela o beija e sai.


Mercy e suas amigas dançam na floresta em torno do fogo, chamando pelo diabo. Eis que um vulto surge em meio á escuridão, é Mary. Mercy diz que deseja um novo acordo. Ela quer ser como Mary.


Capitão Alden dorme ,e ao lado ,na cabeceira de sua cama está o Malum, objeto este tão precioso, teria sido deixado ali, sem nenhum tipo de cuidado ou talvez seja esta,uma armadilha?...Alguém invade sua casa e tenta apanhar a caixa, porém ,antes mesmo que consiga, cai através do assoalho sobre estacas de madeira. O Reverendo surge de seu esconderijo e o invasor é revelado: Rose! Uma verdadeira bruxa finalmente foi pega! 

Ao final deste episódio ,pude concluir uma melhora satisfatória, tanto no roteiro, como no enredo da série . Os personagens Mercy, Tituba e Jonhn Alden estão ganhando mais destaque e poder na trama. 
Será que a maldosa Mary Sibley, está perdendo o foco e se deixando levar pelo lado emocional a ponto de defender seu amado Capitão? Eu sinceramente tenho minhas desconfianças sobre a relação desses dois, inclusive até onde ele sabe sobre Mary, existem muitas coisas que ainda permanecem sem nexo, tal como o  bebê que ele nem se quer soube da existência,ou será que sim ?

E você, acha que houve algum avanço ? Conte-nos sobre o que achou do desfecho deste episódio, deixando seus comentários abaixo.



P.S.: Um dos pontos altos deste episódio, girou também em torno deste artefato, que descobrimos ser o MALUM , objeto este de suma importância , na realização de todos os grandes rituais da história. Porém não se engane com a sua boa aparência. Denominado como demoníaco, ele consagra a Terra, para o retorno do diabo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário