sábado, 5 de julho de 2014

Análise do Episódio 01x10 - House of Pain


House of Pain foi um dos momentos mais decisivos de Salem até agora.Não somente por que descobrimos a profundidade total de Increase e sua natureza sádica, como também aprendemos mais sobre Tituba, o demônio que pode não ser realmente o demônio,e de Cotton Mather que continua em uma espiral descrecente depressão.

Com a aproximidade do Grande ritual, as bruxas que restam , Mary ,Magistrado Hale  e Mercy , as circunstâncias são terríveis ,enquanto Increase permanece na cidade. Com o final surpreendente do episódio, é seguro dizer que as linhas de batalha estão finalmente desenhadas, marcando o início de uma batalha desagradável para Mary. Porém nem tudo está totalmente obscuro, como algumas subtramas mais leves que tiram o elemento sinistro, distraindo o telespectador a partir desses componentes horríveis.

Passados alguns episódios, vimos que a relação do Magistrado Hale com sua filha Anne, tem sido pouco amável. Depois de aumentar ainda mais suas desconfianças sobre seu pai, Anne decide alimentar sua curiosidade inspecionando uma de suas máscaras. Lembram-se do episódio
The Red Rose and the Briar, onde Anne descobre que seu pai é mais do que um oficial do governo na cidade. No entanto, considerando-se toda a magia inexplicável que acontece,o manto negro desaparecendo no ar e a máscara caída no chão, vocês acham que Anne se sobressairia melhor atrapalhando os negócios de seu pai ? Eu particularmente acho que não.

Em um instante Anne se teletransporta de sua casa para a floresta, que desempenha por sua vez, um papel importante em Salem, e sabendo que Anne se encontra em um lugar onde ocorrem todos os encontros satânicos, já não é uma boa coisa.

Anne corre dentro da floresta em desespero, enquanto o Magistrado Hale procura por ela,juntamente com o Capitão Alden,do qual lhe foi solicitado ajuda. Nesta cena, nota-se a intimidade que o capitão possui com os índios nativos da região, que confirmam terem visto Anne. Seria uma boa maneira dos telespectadores lembrarem do passado do Capitão antes dele voltar para Salem, que parece estar escondendo algo do Magistrado Hale.

O Reverendo Cotton continua perdendo o amor por sua  vida, tal como é visto uma tentativa fracassada de suicício,ou talvez possa ser o ápice de suas fraquezas e sentimentos de insegurança , trazidos pela chegada de seu pai Increase .

A parte memorável dessa cena,é quando ele encontra Magistrado Hale e Capitão Alden,enquanto eles procuram por Anne. Com Cotton pendurado em uma árvore, Magistrado e Alden tentam persuadí-lo tentando fazer com que Cotton desça em segunrança. Este é um dos momentos mais engraçados de House of Pain.

A melhor parte desse episódio é a troca de cenas entre Tituba e Increase. Anteriormente em ''Children be afraid'' , Mercy trai o clã ao denunciar em público ,Tituba ser uma bruxa. Agora ,as consequências deste ato são vistas, através de um interrogatório de Increase para com Tituba no antigo bordel, que  tornou-se uma espécie de casa dos horrores.Se você caro telespectador, pensou que '' The Vow '' teria sido um episódio forte o bastante em relação as torturas acometidas em Isaac o fornicador, esta sequência é muito mais que isso, não só pelo o que é mostrado,mas também por aquilo que é usado como instrumento de tortura com Tituba.Uma das coisas mais interessantes em Salem é exatamente isso, eles conseguem incorporar alguns fatos históricos em seu enredo sobrenatural.

Um detalhe importante que aprendemos a partir dos métodos de tortura de Increase é o nome do demônio ou espírito da floresta,Kanima,que segundo Tituba, seria este um salvador de todos aqueles que foram ou são feridos, que possuem sentimentos de ódio e estão sedentos por justiça.Aquele que aniquilará todos todos os ''seus'' inimigos a próprio punho.

O Kanima na verdade não é um demônio propriamente dito, ele é conhecido como Wendigo, criatura sobrenatural que faz parte da mitologia do povo indígena da América do Norte. De acordo com a mitologia, o Wendigo é formado a partir de um humano qualquer, que passou muita fome durante um inverno rigoroso, e para se alimentar, comeu seus próprios companheiros. Após perpetuar atos canibais por muito tempo, acaba se tornando este monstro e ganha muitos atributos para caçar e se alimentar , como por exemplo, poder imitar a voz humana, escalar árvores, suportar cargas muito pesadas, e além disso tem uma inteligência sobrehumana.

Tituba ao final deste epódio, cria uma reviravolta em House of Pain, fazendo aquilo que precisa ser feito, para preservar o Grande Ritual,pondo nas mãos de Mary o destino do Capitão Alden, ela revela a Increase que o Capitão seria o líder das bruxas, dando início assim,acusações dele ser o mestre cabeça das bruxarias decorrentes em Salém.

Em uma escala do 0 a 10, posso dizer que este episódio mereceu a nota 9, inclusive pelas sequências de torturas,o que seria definitivamente a ponta de um iceberg para o fim desta temporada. 

E vocês, o que acharam de ''House of Pain '' ? Deixem seus comentários abaixo para que possamos saber suas opiniões e expectativas para esta trama que está próxima do seu fim.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário